quarta-feira, 28 de abril de 2010

COMO MEDIR A DECLIVIDADE DO TERRENO


1 - Escolher 2 pontos quaisquer no terreno, por exemplo pontos A e B da figura acima.

2 - No ponto mais baixo, cravar um pontalete. Se não tiver pontalete, serve caibro, sarrafo ou outro material que seja firme.

3 - Com o auxílio de uma mangueira de água, transportar o nível do ponto B para o ponto A, fazendo uma marca no pontalete.

4 - Medir a distância horizontal entre A e B. No caso do exemplo acima, a distância horizontal medida foi de L = 13,40 metros.

5 - Medir a distância vertical entre o chão e a marca feita no pontalete. No caso do exemplo acima, a distância vertical medida foi de 74 centímetros ou 0,74 metros.

6 - Dividir a distância vertical pela horizontal e multiplicar o resultado por 100:

D = V / H * 100 = 0,74 / 13,40 * 100 = 5,52 %.
A declividade do terreno do exemplo acima é de 5,52 porcento.

8 comentários:

  1. se eu fizer por exemplo em uma area de cem metros, com um triangulo de 2 metros com um nivel de pedreiro, e uma fita metrica, somando todas as medidas que farei a cada dois metro com a fita metrica, e fazendo uma regra de 3, com X sendo declividade de cem %, X = Y% de declividade. Aprendi com meu prof. de solos Marios, abraços Alex Fagundes.

    ResponderExcluir
  2. estou querendo medir um terreno que é por demais inclinado, esta ajuda veio na hora certa, parabens pela postagem. ismael eloi

    ResponderExcluir
  3. bacana cara, muito legal, simples e facil assim

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom Parabens Pela iniciativa! Abraço !

    ResponderExcluir